
Cheff Serja

Notas Biográficas - Vida Formação Profissional, Experiências, Elogios e Serviços Relevantes.
JOSÉ MARIA DA ANUNCIAÇÃO OLIVEIRA SERJA ou simplesmente "Cheff Serja" é maranhense, nasceu em 09 de março de 1958, em Balsas-MA, mas a julgar pela sua experiência internacional, tanto escolar como de trabalho profissional, não seria nenhum exagero chamá-lo de cidadão do mundo, ao menos do mundo da culinária. Sim, porque é tanto seu conhecimento e dedicação, nesse campo, que, sendo versado em suas artes e segredos profissionais como é o Cheff Serja, sua dimensão cosmopolita não poderia ser questionada. Filho de Domingos Serja e Denizia de Oliveira Serja, casado há 40 anos com a Sra. Alba Lúcia Dourado Serja,(62), têm duas filhas, Kessiane Dourado Serja, (39) e Gleiriane Dourado Serja, (37), e os netos Júlia Alves Serja, (08), Gabriel Alves Serja, (04). O Cheff Serja cursou a faculdade de filosofia (D. Pedro I), no Rio de Janeiro, mas não chegou a concluir o curso nesse seguimento, pois os apelos inevitáveis de uma vocação maior, o atraíram para profissão que se traduz hoje na tônica de sua vida. O Cheff Serja é também militar da Marinha, na reserva, sua formação profissional se iniciou - ainda muito jovem - na Marinha. O Cheff Serja realizou curso de cozinha profissional, confeitaria e gerenciamento de restaurante na Escola Especializada da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. Realizou aperfeiçoamento nessa mesma escola, recebendo certificado de Chefe de Cozinha.
Nesse mesmo período se especializou em congelamento, em escolas especializadas no Rio de Janeiro. Estagiou em hotéis do Rio de Janeiro como: Hotel Nacional, Hotel Continental, Sheraton e Confeitaria Colombo RJ.
Em 1984, foi designado por seleção a cozinheiro, na Estação Brasileira de Inverno na Antártica, o primeiro cozinheiro na estação, então pioneiro/espedicionário. Antes de assumir seu cargo, fez estágio no Hotel Intercontinental e confeitaria Colombo no Rio de Janeiro. Seu perfil profissional se delineou claramente pela ousadia, dedicação e amor, como desempenha suas funções. No Rio de Janeiro foi cozinheiro em navios como Submarino "Guanabara", "CT Maranhão", Navio Transporte "Barroso Pereira" e "Soares Dutra". Foi cozinheiro do Sr. Comandante do 1º Distrito Naval, Sr. Comandante-em-Chefe da Esquadra (Comench) do Sr. Diretor da Diretoria de Material da Marinha (DGMM). Em Brasília-DF, foi cozinheiro Chefe do Sr. Comandante do 7° Distrito Naval (por três vezes). Foi cozinheiro Chefe do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) por três vezes. Foi cozinheiro e Cheff de cozinha do Sr. Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), durante cinco anos. Em 1994, foi designado, através de seleção, para o cargo de Cheff de cozinha do Comandante Supremo das Forças Armadas, Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ficando no seu primeiro mandato, Cheff de cozinha e encarregado de eventos, no Palácio da Alvorada. Cargo em que teve muito orgulho e dedicação.
Em 1996, o Cheff Serja, deu asas, a cozinha internacional. Cursou culinária francesa, na Escola Cordon Bleu, em París-França, curso devidamente supervisionado e apoiado pela Embaixada Brasileira. Tendo concluído o curso, fez estágios nos hotéis "Prince de Galles", "Hitz", e nos restaurantes "Vefour" e "L'arperge". Em 2001, o Cheff Serja teve a experiência em que mais se orgulhou, representou o Brasil no festival internacional de comidas típicas em Singapura na Ásia, sendo premiado, como melhor do mundo, na categoria. Realizou estágio de cozinha internacional no Restaurante Fino Trato, de 04 a 16 de dezembro de 2005, em Florianópolis – SC. Hoje, na reserva da marinha do Brasil, é Cheff de Cozinha do Senhor Ministro de Estado da Defesa. Em Brasília, trabalhou como consultor e Cheff de cozinha em vários buffet como: Chalé Buffet, Adriana Buffet, Buffet do Clube Naval, Buffet do Clube da Aeronáutica, Porto Vitória e Itamaraty. O Cheff Serja atualmente é membro da Associação Internacional A R E G A L A (Associacion de Restauradores Gastronômicos de Las Américas) atua como Diretor Regional do Centro Oeste, participa de congressos gastronômicos nacionais e internacionais, administrando palestras e demostrando receitas autorais, sobre os produtos regionais como: Pequi, Castanhas do cerrado, e frutas regionais. O Cheff Serja ao longo de sua carreira cozinhou para Chefes de Estados Nacionais e Internacionais, Reis e Rainhas. No Brasil, cozinhou para presidentes, ministros militares, ministros do estado maior das forças armadas e para os quatorze Ministros de Estado da Defesa, onde está atualmente.
O Cheff Serja é formado em Gastronomia e Confeitaria Artística, tem especialização em Enologia e é membro da Associação Brasileira de Someliés do Brasil.
O Cheff Serja, durante toda sua carreira, como militar e Servidor Civil, nas forças Armadas, e no Ministério da Defesa, conquistou por mérito varias medalhas como:
Medalha de Bronze, 10 anos de bons serviços prestados.
Medalha de Prata, 20 anos de ótimos serviços prestados.
Medalha de Ouro 30 anos de excelentes serviços prestados.
Medalha Mérito Tamandaré
Medalha da Ordem do Mérito Militar
Medalha da Ordem do Mérito da Defesa
Medalha da Ordem do Mérito da Aeronáutica
Medalha Bartolomeu de Gusmão
Medalha das Nações Unidas
Medalha de Suez
Medalha Santos Dumont
Medalha da Vitória.
DIVERSOS (Agradecimento) – Agradecimento conferido pelo Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Defesa, CLESO JOSÉ DA FONSECA FILHO:Por ocasião de sua transferência para a reserva em 2009 - Na oportunidade em que o Sargento Serja se despede deste Ministério, por motivos de sua transferência para a Reserva Remunerada da Marinha do Brasil, a pedido, cabe destacar os principais momentos de sua brilhante carreira militar. Apresentou-se na Base Naval de Natal, em 10 de janeiro de 1977, para prestação de Serviço Militar Inicial, sendo promovido à graduação de Marinheiro em 28 abril de 1978 e incluído no Quadro Suplementar de Taifa, (QST). Serviu inicialmente no Hospital Naval de Natal, em seguida movimentado para servi na Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, em São Luís.
Em março de 1980, foi transferido para o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, (CIAW) no Rio de Janeiro, onde realizou o curso de Especialização de Cozinheiro. Decorrente de seu excelente desempenho, galgou à Graduação de Cabo, em 20 de maio de 1982.
CITAÇÃO MERITÓRIA (Referência Elogiosa) – Durante onze dos vinte e dois meses em que me desempenhei como Ministro de Estado da Defesa contei com o inestimável apoio do Sargento SERJA, Chefe de Cozinha do Ministro da Defesa, no gabinete. Militar disciplinado, leal, dotado de elevado senso de responsabilidade e cumprimento do dever, desempenhou com dedicação, zelo e liderança todas as tarefas que lhe foram atribuídas, contribuindo para o sucesso da sua equipe, sendo alvo de freqüentes elogios devido à qualidade dos pratos e iguarias confeccionadas. Despeço-me do sargento SERJA desejando-lhe muito êxito e muita felicidades na sua vida pessoal e profissional. (a) Embaixador JOSÉ VIEGAS FILHO - Ministro de Estado da Defesa (Bol MD, no 022/2004).
CITAÇÃO MERITORIA (Referência Elogiosa) – Após mais de quatro anos servindo na Presidência da República, afasta-se de nosso convívio, retornando à sua força, o Sargento JOSÉ MARIA DA ANUNCIAÇÃO OLIVEIRA SERJA, durante este período, procurou desempenhar a função de Chefe de Cozinha do Presidente da República no Palácio da Alvorada, com dedicação, entusiasmo e senso de responsabilidade, inclusive muitas vezes, sacrificando as horas de lazer e o convívio com a sua família para cumprir as tarefas impostas pela função.
Ao despedir-me desse prestimoso auxiliar e formulo votos sinceros de felicidades em sua nova função. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – Presidente da Republica Federativa do Brasil.