top of page

Filé de Bacalhau José Alencar


Hoje vou ensinar uma receita que criei em homenagem ao senhor Vice Presidente José de Alencar na ocasião em que foi Ministro da Defesa.

Filé de Bacalhau José de Alencar

Ingredientes:
Filé de bacalhau dessalgado – 1,5 kg
Leite in natura – 02 litros
Cebola -01 kg (dividida em três partes)
Cenouras em fios – 500 gr
Batata inglesa – 1,2 kg
Ovos – 01 dz
Vinho tinto – 500 ml
Açúcar – 200 gr
Vinagre – 03 colheres (sopa)
Farinha de rosca – 100 gr
Bacon em cubinhos 150 gr
Queijo parmesão ralado grosso – 300 gr
Tomates cereja – 12 un
Cibolette* – ½ maço
Ervas finas – 100 gr
Manteiga – 250 gr

Com Preparar:
1 – Pegue o bacalhau corte em postas medianas, coloque em uma panela com leite e parte da cebola em rodelas e leve ao fogo, ao ferver deixe por 10(dez) minutos, retire do leite e deixe escorrendo.
2 – Descasque as batatas, e cozinhe inteiras,no leite em que foi cozido o bacalhau, deixe as batatas bem al dente, ou melhor quase cruas, esfrie as e passe no ralador, lado grosso e reserve.
3 – Condimente os tomates,corte os tomates na parte superior, sentido vertical, polvilhe com azeite e salpique com sal e ervas e leve ao forno quente por 05 (cinco) minutos ou até murcharem e reserve.
4 – Pegue um tabuleiro de alumínio, faça um leito (camada) de cebolas em rodelas, e coloque as postas de bacalhau, uma ao lado da outra, polvilhe com azeite, cubra com papel alumínio parte brilhosa para dentro e leve ao forno 200C, por 15 (quinze) minutos. Retire o papel alumínio, e com auxilio de um pincel passe gema de ovo sobre a parte superior das postas de bacalhau em seguida polvilhe com farinha de rosca e queijo ralado, deixe no forno quente por mais 15 (quinze) minutos ou até dourá-los.
5 – Prepare a batata rôstí, leve uma panela ao fogo, deixe aquecer, leve o bacon e puxe ate que fique crocante, retire o excesso de óleo, acrescente a manteiga e a cebola ralada, deixe dourar, adicione a batata ralada, misture bem, adicione o leite, os ovos, parte do queijo ralado e a salsinha, misture novamente deixando homogenia (tipo um purê consistente).
6 – Pegue um pirex refratário, besunte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, e leve a batata espalhando totalmente, cubra com queijo ralado e leve ao forno a 200C por 35 minutos ou até que aumente de volume e fique corada. Retire do forno, deixe esfriar e com auxilio de um cortador redondo, corte porções individuais, e reserve em forno aquecido.
7 – Prepare o reduzido de vinho tinto, leve uma panela ao fogo, coloque o vinho e o açúcar e o vinagre, deixe ferver até formar uma calda consistente e brilhosa e reserve.
8 – Salteie os fios de cenouras com azeite e ervas e reserve.
9 – Montagem do prato: Pegue um prato de mesa, no centro coloque os fios de cenouras salteados, sobre eles uma posta de bacalhau, e uma porção de batata rôstí, em seguida um tomate condimentado, e ornamente com o reduzido de vinho tinto e as cibolettes e sirva.

* ciboulettes : Também conhecida como cebolinha francesa é uma espécie diferente da cebolinha que normalmente utilizamos em nossas cozinhas. Ela possui um sabor mais delicado que a cebolinha comum. Desta forma ela é muito utilizada pelos grandes chefs internacionais, não só para condimentar como também para decorar os pratos.

E aí, o que acharam?

Um grande abraço,

Filé de Bacalhau José Alencar.png
bottom of page